sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

O Apito "aVALONGADO"

Tenho já na minha carreira, alguns longos anos de andebol, fui praticante, fui árbitro e agora sou treinador, oiço falar de apitos dourados, avermelhados, azulados, esverdeados, e de outras cores ou com outras designações, contudo, pensei que isso só acontecesse no futebol onde há milhões e milhões em jogo, nunca me tendo passado pela cabeça que iria viver a uma situação semelhante, principalmente no andebol e muito mais ao nível do escalão de infantis.
No dia 28 de Janeiro pelas 18:30 horas, em jogo que tinha sido alterado e como tal estava em atraso, defrontaram-se no recinto da C.P. de Valongo do Vouga, a equipa local e a da LAAC, no escalão de infantis.
O que inicialmente indicava que seria um jogo sem história, tornou-se num pesadelo para a equipa visitante e tudo porque a dupla de arbitragem, resolveu ser a protagonista do jogo, em vez de serem as atletas e os treinadores, com a aplicação das suas tácticas e esquemas, para levarem de vencida a equipa adversária.
Assistimos a uma dupla, que sob a batuta do treinador da equipa da C. P. Valongo protagonizou uma actuação ao nível dos “Apitos” que proliferaram na imprensa.
Uma dupla que se preocupou em fazer tudo para que a equipa da C.P. Valongo ganhasse o jogo, perante uma equipa muito mais forte mas à qual não foi permitido mostrar essa força.
Acabou o jogo empatado 24-24 porque os “srs” árbitros não conseguiram mesmo assim fazer com que a vitória fosse entregue à equipa da casa.
Quero salientar antes de terminar dois pontos:
1ª Quem nomeia as duplas de arbitragem, deve ter a sensibilidade de fazer nomeações de árbitros que, não ponham em causa toda a verdade desportiva ou a integridade física dos (as) atletas.
2º Quando um clube quer ter o estatuto de “Escola de Formação”, tem a obrigação de ter nos seus quadros, pessoas com formação e princípios de modo a que, igualmente os possam transmitir aos atletas em formação e não ter só o estatuto para benefícios oriundos dos apoios dados pelas Instituições repectivas.
Equipa técnica da LAAC: José Santos e Daniel Cardoso que fizeram alinhar as atletas: Ana Pinho (gr.), Beatriz Fernandes (4), Tatiana Santos, Daniela Cruz(3), Cristiana Marques(6), Tatiana Estima(1), Mariana Clemente(2), Mariana Ferreira(8), Fabiana Lima, Vanessa Silva e Jessica Carvalho.

Sem comentários: