domingo, 24 de maio de 2015

O Papel e Poder do Árbitro



Onde começa e acaba o poder do árbitro? A violência que pode ou não despoletar por uma atitude mal tomada.
Quanto sei e quem de direito, que me esclareça se estiver errado, se o papel do árbitro se  limita ou não, pura e unicamente a fazer cumprir as regras do jogo no jogo e seu espaço delimitado (bancos e zona de balneários).
Penso e para não falhar na minha análise, que o árbitro não deve, desde que não esteja em causa a sua integridade física ou a de algum dos intervenientes no desafio, intervir com a assistência.
Ora o que aconteceu e a que me quero referir, foi ao insólito a que assisti bem de perto, de um árbitro num determinado jogo, após alguns insultos proferidos por alguns indivíduos da assistência, obrigasse o delegado de segurança ao jogo, a dirigir-se um único indivíduo, presente na assistência, para o por fora do pavilhão.
Os insultos, independentemente de serem dirigidos à duplas de árbitros como toda a gente se apercebeu, não foram proferidos só por aquele indivíduo, mas aquele cujo vozeirão sobressaia e  sabe-se lá porquê mais, é que tinha de ser posto fora do pavilhão por ordem do árbitro.
No diz que disse e que escutei, tudo não passa de guerras antigas, entre os dois intervenientes, pois o tal indivíduo, que presentemente não está no ativo, já foi treinador (mesmo sem formação para tal), no clube da casa.
Não louvo nem de perto nem de longe, a postura do referido indivíduo ou de outros com a mesma postura, mas muito menos posso aceitar que um árbitro cuja responsabilidade é mais acrescida, tome atitudes as quais podem dar inicio a uma “guerra” num pavilhão.
Não sei qual o conteúdo do relatório que eventualmente poderá ser feito, mas a alguém (clube)sair punido no meio disto, o árbitro também deveria ter uma punição, pelo seu mau desempenho na tomada de atitude.
Referência: Os palavrões e insinuações que foram proferidos, foram “és um Palhaço”, “és um Burro”, “andas a comer muito cozido em Es.......”, (a equipa visitante não tinha nada a ver com os clubes de Es.........). O indivíduo nunca disse “ó árbitro”, nem o nome de nenhum deles.
Igualmente, o espaço publico é aberto a toda a gente, sendo que o mesmo, só poderá ser interdito pelas autoridades competentes, que não qualquer árbitro.