quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Natal e Ano Novo


Quero em nome da equipa técnica, oficiais e atletas da LAAC, desejar a toda a comunidade desportiva, com relevo para os que estão ligados ao andebol, um NATAL recheado de tudo de bom e um ANO de 2012 em crescente optimismo na esperança de que tudo melhor.

Soraia no Kakygaia

A Soraia Fernandes estará entre 27 e 30 do corrente no Kakygaia, representando a seleção nacional "B". A equipa nacional irá jogar no escalão de séniores e foi inserida no grupo 3, tendo de medir forças na 1ª fase com o S.Bernardo, o Alpendurada e o Cale.
É mais um teste ao conjunto de Filomena Santos, após terem ganho o Campeonato do Mediterrâneo, que se disputou recentemente em Itália.

Juvenis vencem em Espinho

As juvenis da LAAC deslocaram-se até Espinho para defrontar a equipa local da Académica de Espinho, em jogo em atraso da 10ª jornada.
A vitória sorriu às visitantes por 34/25, com 16/15 ao intervalo.
Querendo provar que o resultado do jogo da primeira volta era enganador, as jogadoras entraram decididas e concentradas no jogo, acabando por o controlar, estando sempre em posição de vantagem.
José Santos e Cláudia Salgueiro levaram até Espinho, Ana Catarina, Patrícia Inês,Ana Vidal, Carina Campos(2), Carolina Cardoso, Cristiana Marques(7), Ana Rita(4), Mariana Ferreira(2), Bárbara Ferreira(4), Juceleyde Cabral(9), Jucelyna Cabral, Soraia Fernandes(6) e Ana Pinho.

Infantis na selecção regional

As infantis de 1º ano, Maria Luís e Ana Jesus, estiveram na passada terça feira no treino da seleção regional, que se realizou em Canelas. Também as atletas de 2º ano de infantis, Luana Mota, Daniela Cruz e Mariana Marques, estiveram no mesmo local, no treino de seleção com atletas nascidas em 2000.
As atletas tiveram a oportunidade de serem treinadas pela seleccionadora nacional Sónia Araújo, que se deslocou de propósito a Canelas para estar com este grupo de atletas.
Após o treino, os treinadores regionais e a respectiva Associação juntaram todas as atletas e treinadores dos clubes representados, num restaurante local para com este gesto estreitar ainda mais os laços existentes entre todos os intervenientes. No final houve troca de prendas entre todas as jogadoras, momento que foi de satisfação geral.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Dupla vitória sobre o Canelas

As infantis receberam e venceram o Canelas por 36/10, com 20/7 ao intervalo.
Por sua vez as juvenis deslocaram-se a Canelas para vencer a equipa local por 31/29.
Enquanto as infantis não tiveram dificuldades de maior para vencerem a frágil equipa do Canelas, já as juvenis tiveram imensas dificuldades para levar de vencida a equipa da casa.
Perante uma assistência que tudo fez para desnortear a equipa visitante, pode associar-se o mau desempenho de algumas atletas, motivos suficientes para que o jogo tenha sido muito equilibrado, conforme mostra o resultado ao intervalo - empate a 16 golos.

As infantis, sob as orientações de Daniel Cardoso foram: Tatiana Santos, Mariana Marques(4), Luana Mota(6), Daniela Cruz(12), Márcia Rocha(1), Joana Salomé(1), Bárbara Ferreira, Inês Mesquita(3), Ana Jesus(4), Dara Amaral(2), Maria Luís(2) e Inês Silva(1).

Por sua vez, José Santos e Cláudia Salgueiro levaram até Canelas Ana Catarina, Patrícia Pereira, Ana Vidal, Carina Campos(1), Carolina Cardoso, Cristiana Marques(8), Ana Rita(5), Bárbara Ferreira(1), Juceleyde Cabral(11), Jucelyna Cabral, Ana Sofia, Soraia Fernandes(5) e Ema Almeida.

Minis perdem em Salreu


As minis na deslocação até Salreu perderam por 20/14, claudicando somente nos últimos minutos do encontro. Ao intervalo o resultado estava num empate a 8 bolas sendo a toada do empate quase até ao final da partida, acabando apenas nos últimos minutos com a equipa da casa dilatar o resultado, ajudada pela lesão de uma atleta da LAAC, que se viu privada de dar o seu contributo nos derradeiros minutos do encontro e quando o resultado estava empatado.
Boa prestação das meninas da LAAC que perante uma equipa em que só uma jogadora fez 15 golos, conseguindo equilibrar sempre o resultado, chegando mesmo a estar na posição de vencedora por 2 golos.
Daniel Cardoso e Soraia Domingues apresentaram em campo Cátia Cabral, Tatiana Figueiredo(6), Catarina Ferreira, Daniela Pinto, Tatiana Almeida, Lara Santos(1), Iara Santos, Júlia Pinto(7) Joana Santos e Deolinda Inês.

Foto- Em cima: Anna Pinto(dirigente) Soraia Domingues(treinadora), Joana Almeida, Tatiana Figueiredo, Cátia Cabral, Juliana Pinto, Deolinda Inês, Ana Escada e Daniel Cardoso(coordenador); em baixo: Tatiana Almeida, Iara Santos, Catarina Escada, Daniela Pinto e Lara Santos.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Juvenis perdem na quinta e ganham no domingo

As juvenis realizaram dois jogos, tendo perdido por 35/27 (17/12 ao intervalo) com a Casa do Povo de Valongo e ganho por 55/14 (25/7) ao Salreu. Em ambos os jogos a equipa esteve bem, acabando o jogo em Valongo por ser condicionado pela desqualificação de uma atleta da LAAC, quando ainda apenas se tinha jogado 12 minutos.
Por mero acaso ou coincidência, para o jogo de Valongo encontrava-se nomeado um único árbitro (Hugo Figueiredo), para espanto apareceu o árbitro Carlos Santos que por coincidência condicionou o jogo da equipa da LAAC com o S. Bernardo quando desqualificou uma atleta (Ana Gomes)da casa sem que tal o justifica-se, pois a queda aparatosa da jogadora do S. Bernardo, só se deve ao facto de a mesma entrar em suspensão de joelho à frente de modo a intimidar a adversária Soraia Fernandes e originando a uma queda aparatosa.
No jogo em Valongo, este mesmo senhor, no início do jogo teve a umbridade de sem que a atleta tenha feito alguma falta, pois a adversária mais perto encontrava-se ou entrou a meio metro desta, com um amarelo de modo a intimida-la, para mais tarde numa jogada de contra-ataque por parte da equipa da casa, com a recuperação rápida da mesma atleta da casa, este senhor desqualificar a referida atleta com vermelho directo.
O choque da atleta da casa é contra o peito da defensora em situação de contra-ataque, além de a atacante nem sequer se encontrar enquadrada com a baliza, tendo 2 opções, ou a perda do controlo da bola, ou tentando arrancar uma falta como o fez, cometendo deste modo falta da atacante.
Há que descortinar ou pelo menos ter noção do que se vai fazer e se não se sabe o que se vai fazer não se faz.
Esta atitude deste senhor nos dois jogos condicionou os 2 resultados, pois se no primeiro fez com que a equipa da LAAC a vencer por 7 golos de diferença, tivesse um “APAGÃO”, no jogo com o Valongo tirou as hipóteses de a equipa da LAAC poder lutar de igual para igual e até poder vencer o jogo. Este mesmo Senhor resolveu intimidar no jogo com o Valongo igualmente a atleta Soraia Fernandes, advertindo-a verbalmente de que não podia impedir a pivot da casa de entrar (estou a falar do facto de a defesa ter a atacante no meio dos seus braços não a deixando rodar), mas já não teve a mesma atitude quando a Soraia Fernandes era empurrada e agarrada por 2 adversárias aos 6mts sem que fossem dadas as sanções disciplinares respectivas e fosse marcado o livre de 7mts, conforme está no regulamento, marcando 90% das vezes livres de 9mts e quando os marcava.
Não quero justificar as derrotas nestes 2 jogos, contudo, jogarmos com a utilização de 2 pesos e 2 medidas, é muito complicado e por mero acaso ser com o mesmo “habilidoso”, até dá a entender que parece existirem forças a tentar com que a LAAC seja eliminada.
Eu tinha feito uma promessa a mim mesmo esta época, não falar da arbitragem, contudo começa a haver coincidências a mais e sempre praticadas pelas mesmas pessoas.
Um dia passei pela arbitragem e igualmente cometi muitos erros como todos, tive um árbitro nacional que numa altura me disse “põe o apito no bolso” eu perguntei-lhe “depois demoro muito tempo a assinalar as faltas” ele me respondeu “o tempo que demoras a ir buscar o apito ao bolso, dá para pensares no que vais apitar, a pressa é dos jogadores e não tua, tens de ter consciência do que vais assinalar se é correcto ou não e o tempo que demoras a ires buscar o apito é o suficiente para analisares o lance”, dou o mesmo concelho.
Este reparo só o fiz, pelas coincidências em prejuízo do espectáculo, pois não irei falar mais de arbitragens.
Quanto ao jogo com o Salreu, penso que o resultado que poderia ter sido mais dilatado, pena que não tivesse aparecido o homem do apito, que foi substituído pela Cláudia Salgueiro, que independentemente de alguns erros motivados pela falta de prática, mostrou que é bem melhor que alguns que por aí andam, tendo procurado deixar jogar, não andando a apitar por tudo e por nada.
Neste jogo iniciou-se pela primeira vez a atleta Maria Henriques, que nos 15 minutos em campo, mostrou que pode ser uma referencia, tendo contudo, muitas lacunas que terão de ser trabalhadas e igualmente tem muito ainda para aprender, mas que em virtude da sua pouca idade e de trabalhar arduamente em todos os treinos, recuperará os anos perdidos, podendo rápidamente chegar ao patamar das restantes colegas.
Estiveram ao dispor da equipa técnica as atletas: Ana Catarina, Patrícia Inês, Ana Vidal, Carina Campos, Juceleyde Cabral, Cristiana Marques, Ana Rita Gomes, Mariana Ferreira, Bárbara Ferreira, Jucelyna Cabral, Ana Carvalho, Soraia Fernandes, Ema Almeida e Maria Henriques.

Infantis vencem e perdem

As infantis realizaram na 5ª feira mais dois jogos para a 1ª fase do campeonato nacional da categoria, tendo ganho à Académica de Espinho por 3/35 e perdido no Domingo com a Casa do Povo de Valongo do Vouga por 35/14.
No primeiro jogo e perante uma equipa em fase de aprendizagem e construção, as meninas da LAAC, construíram um volumoso resultado, fruto do grande empenho e determinação que tiveram ao longo de todo o encontro.

No jogo com a Casa do Povo, veio ao de cimo o maior poderio físico da equipa visitada, chegando ao intervalo com o resultado favorável de 23/2. Na segunda parte a LAAC entrou em campo com outra determinação, sendo o grupo utilizado composto praticamente pelas atletas mais jovens que jogaram deliciando a pessoas que assistiram, mostrando que a componente atlética/física da equipa da casa nas valeu perante a irreverencia da miudagem, acabando por fazer um parcial de 12/12, contudo insuficiente para ganhar a partida.
Perante uma equipa mais forte físico/técnica a LAAC conseguiu um bom resultado, conseguindo construir em determinados momentos um andebol muito alegre e vistoso.
Para os dois jogos Daniel Cardoso utilizou: Tatiana Santos,Luana Mota, Mariana Marques, Daniela Cruz, Maria Luís, Inês Mesquita, Márcia Rocha, Inês Silva, Dara Amaral, Bárbara Ferreira, Salomé Estima, Ana Jesus, Nailya Ganiyeva e Joana Salomé.

Iniciadas vencem novamente

As iniciadas receberam e venceram o Moimenta da Beira por 43/23, num jogo com muitas falhas por parte da equipa da casa. Perante uma equipa tecnicamente uns bons furos abaixo, as jogadoras da LAAC entraram em jogo demasiadamente descontraídas, acabando por criar muitas facilidades à equipa forasteira, que apesar de nunca conseguir por em perigo a vitória caseira, acabou por "enervar" as meninas da LAAC que nunca conseguiram fazer o seu jogo, perdendo muitas bolas, fruto de maus passes e concentração.
Daniel Cardoso apresentou as atletas: Ana Teresa, Mariana Ferreira, Cristiana Marques, Tatiana Santos, Márcia Rocha, Luana Mota, Mariana Marques, Maria Luís, Nailya Ganiyeva, Inês Mesquita, Daniela Cruz e Fabiana Lima.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Infantis dão prenda de Natal à Direcção da LAAC

Em dia de festa - festa de Natal da seção do Gimnodesportivo, as infantis decidiram presentear a direcção da LAAC e o numeroso público presente no pavilhão, com uma vitória significativa, sob a poderosa equipa do Alavarium.
Finalmente a equipa jogou com garra conseguindo paulatinamente construir um resultado que premeia uma equipa que encontrou no coletivo a melhor forma de praticar andebol, demonstrando, finalmente, o real potencial da equipa.
Apesar de ao intervalo se registar um resultado equilibrado de 14/11, o final (33/19) espelha a excelente segunda metade do jogo e aquilo que anteriormente foi dito.
Na fase final do jogo, Daniel Cardoso, pôs em campo as atletas mais jovens da equipa, sendo que algumas delas começaram esta época a jogar, deixando de boca-aberta e em estado de euforia a assistência que se encontrava presente, pela grande prestação da miudagem.
Sob a orientação de Daniel Cardoso jogaram e marcaram: Tatiana Santos, Nailya Ganiyeva, Mariana Marques(4), Luana Mota(1), Daniela Cruz(24), Joana Salomé, Ana Jesus, Bárbara Ferreira, Inês Mesquita, Salomé Estima, Dara Amaral(2), Márcia Rocha, Maria Luís(1) e Inês Silva(1).

Minis perdem na Vacariça

As minis deslocaram-se até à Vacariça para jogarem com a Casa do Povo, naquele que foi o seu primeiro jogo oficial. O resultado foi favorável às meninas da casa, por 20/7.
Apesar da derrota, Soraia Domingues saiu satisfeita pois viu a sua equipa a praticar bom andebol, contrariando nalguns momentos o poderio da Casa do Povo, que apresentou atletas com bom nível de andebol.
Pela Laac jogaram: Mariana Figueiredo, Tatiana Figueiredo(2), Catarina Ferreira, Daniela Pinto, Sara Azevedo, Tatiana Almeida, Lara Santos(3), Iara Santos, Júlia Pinto(2), Joana Almeida e Deolinda Almeida.

Iniciadas continuam na senda das vitórias

As iniciadas continuam a acumular vitórias, tendo desta feita deslocado-se até S. Bernardo para jogar com o Centro Desportivo, tendo ganho por 39/22.
Com este resultado a equipa passou à fase seguinte da prova, apesar de ainda faltarem 2 jornadas para o seu terminus.
Daniel Cardoso apresentou em S. Bernardo as jogadoras: Ana Teresa(gr), Nailya Ganiyeva, Mariana Marques, Luana Mota, Daniela Cruz(8), Inês Mesquita, Cristiana Marques(14), Márcia Rocha, Fabiana Lima(1),Mariana Ferreira(15), Tatiana Santos(gr),Ana Jesus(1),Maria Luís e Dara Amaral.

Juvenis da LAAC perdem em casa com S. Bernardo

Num jogo que se previa fácil para a equipa da LAAC, tornou-se num pesadelo a partir do meio da primeira parte, motivada por uma decisão completamente errada por parte de um elemento da arbitragem.
Começou bem a equipa da LAAC, estando a vencer pela diferença de 7 golos a meio da primeira parte.
Numa entrada agressiva de joelho à frente em suspensão de uma jogadora do S. Bernardo, chocou esta com uma atleta da LAAC, dando origem a uma queda aparatosa, originando que um dos elementos da dupla de arbitragem, desqualifica-se a jogadora Rita sem que esta tenha tocado na adversária em causa.
A partir deste momento as jogadoras da LAAC, sofreram um “APAGÃO” até ao final, tendo perdido por um golo de diferença.
Para este resultado, temos de louvar a prestação em cheio da GR do S. Bernardo na 2ª parte e os constantes erros técnicos e falhas de finalização das atletas da casa.
Independentemente deste erro a dupla de arbitragem não teve interferência no resultado, ou por outra, durante o restante tempo de jogo não houve erros que justificassem o resultado final (33-34).
As atletas da LAAC devem esta derrota a elas mesmas e a mais ninguém.

Adiaram o jogo com a Académica de Espinho, devido ao almoço de Natal da seção.